28 janeiro, 2008

Conservação e Restauro I


De um modo geral, os técnicos em Conservação e Restauro devem ser profissionais capazes de:

  1. Ler uma obra, conjunto ou local e identificar o seu significado emocional, cultural e utilitário;

  2. Compreender a história e a tecnologia da obra: quer se trate de monumentos, conjuntos ou locais, pinturas, mobiliário, etc... a fim de definir a sua identidade, planear a sua conservação e interpretar os resultados dessa investigação;

  3. Compreender o enquadramento da obra, quer localmente quer históricamente;

  4. Procurar absorver todas as fontes de informação relevantes para a obra;

  5. Empreender e analisar o comportamento da obra como um sistema complexo;

  6. Diagnosticar as causas intrínsecas e extrínsecas de decadência como ponto de partida para a acção apropriada;

  7. Inspeccionar e fazer relatórios cuja leitura seja compreensível por não especialistas, ilustrados por meios gráficos, tais como esquemas e fotografias;

  8. Conhecer, compreender as várias atitudes deixadas por teóricos do passado no âmbito da conservação e restauro, como: Viollet Le Duc, John Ruskin, Camilo Boito, Bauer, Meur, Peltenkoffer, Cesari Brandi, etc.

  9. Conhecer, compreender e aplicar as convenções e recomendações da UNESCO, bem como os regulamentos e orientações do ICOMOS e de outras Cartas devidamente reconhecidas;

  10. Fazer julgamentos equilibrados com base em princípios éticos reconhecidos e aceitar a responsabilidade da preservação, a longo prazo, do património cultural;

  11. Saber quando é necessário procurar conselho e definir as áreas carenciadas de estudo por diferentes especialistas, por exemplo, pintura de paredes, esculturas e objectos de valor históricos e artísticos, e/ou estudos de materiais e sistemas;

  12. Dar conselhos especializados sobre estratégias de manutenção, políticas de gestão e do enquadramento de protecção do ambiente e preservação das obras;

  13. Executar trabalhos documentais e torná-los acessíveis;

  14. Trabalhar em grupos multi-disciplinares utilizando métodos fiáveis;

  15. Trabalhar com habitantes, administradores e técnicos de planeamento para a resolução de conflitos e desenvolver estratégias de conservação apropriadas às necessidades, capacidades e recursos locais.

  16. Os conservadores-restauradores têm como principal tarefa estudar os materiais dos bens culturais, compreender o significado histórico e artístico destes bens, a fim de prevenir a sua degradação e ainda, tornar compreensível a distinção entre o que é original e o que é falso.

  17. Executar fichas de análise nas vertentes históricas, caracterização estética, análise construtiva, e de conservação e restauro (onde deverá vir mencionado antes da intervenção a proposta de trabalho e metodologia a seguir, seguindo-se toda a descrição da intervenção) - já que todo o trabalho de estudo, análise e intervenção em torno de uma peça, faz parte integrante da sua história, pelo que deve ficar registado.


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